terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Festas na Umabanda de Hoje

Olá a todos, escolhi a data de hoje 20 de janeiro, justamente por ser a festa de Oxóssi, aqui por Santa Catarina os ditos "PAIS e MÃES de SANTO",sempre vou dizer que os VERDADEIROS são os ZELADORES de SANTOS, mais os pais de santos, fazem Festa simples com homenagens simples quando se referem aos ORIXÁS da UMBANDA, mais na QUIMBANDA tem até data de aniversário do EXÙ que veio a primeira vez na sua cabeça, tenho 40 anos de religião, sou um  Pegigan e sei que todos os ORIXÁS tem por igualdade seus direitos e suas energias, mais a errada valorização dos EXÚS e POMBAGIRAS, nos faz refletir porque da desigualdade de celebrações  e HOMENAGENS, Hora, se EXÚ faz aniversário "confesso não ter encontrado nos fundamentos da UMBANDA tal data", mais se fazem ao povo da esquerda, porque então, nunca fui convidado a tocar uma festa de aniversário de uma CABOCLO 7 FLECHAS ? ou de um preto velho e assim segue, Cosme mesmo só dia 27 em muitos lugares eles são puxados. Com isso vamos nos distanciando da verdadeira essência e fundamento da Umbanda. Amigos praticantes da nossa amada UMBANDA, vamos resgatar as vibrações de raiz, fazer com isso que a UMBANDA seja respeitada, pois se os seus seguidores não fazem, como querer que outros então RESPEITAM?
Quem gosta e canta o nosso HINO da Umbanda, também tem que exercer o que ele fala a todos.
Não estou generalizando, mais que o que falo aqui é a mais pura verdade.
Quando se é questionado o TIDO PAI de SANTO que faz somente sua esquerda seu tudo, ele diz que foi assim que aprendeu, e quando se pergunta do então seu |ZELADOR ele fala que já faleceu. Seria engraçado se não fosse trágico.


Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.

Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.

A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira.

A Umbanda, considerada por muitos como fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do demais centro -sul do Brasil, e São Jorge, no estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário