Ogan: Palavra de origem Bantu que significa: Chefe. Tanto na Umbanda, quanto no Candomblé, este cargo é muito respeitado, porém como este tópico é destinado a Umbanda, falaremos das suas atribuições na mesma. Dentro de um terreiro de Umbanda o Ogan é tal qual como o nome significa o chefe, aquele que vêm logo após a Mãe ou Pai no santo. Os Ogans não têm incorporação (estado de transe), e assim sendo em todas as vezes que a Mãe de santo ou o Pai de santo estiverem incorporados, os demais médiuns devem respeitá-los, tal como respeitam seu pai ou mãe no santo. O Ogan é os olhos da mãe de santo ou pai no santo, é a pessoa que observa e coordenar toda a parte ritualística do terreiro, para que tudo corra bem. Quando uma entidade é nova ou se faz presente pela primeira vez, é para o Ogan que ela se apresenta, e diz o seu nome, sua origem e risca o seu ponto, isso sempre na ausência da Mãe ou Pai no santo, quando os mesmos estão presentes , apenas chamam o Ogan para participe da conversa assim como da leitura do ponto. Na verdade o Ogan é como um fiscal. Além desta importante função o Ogan têm outra função, que é a de cantar e tocar os atabaques para que as entidade possam trabalhar, para tanto o mesmo é conhecedor de todas os Ponto “Cantigas”, e para que serve cada um deles. O Ogan também é responsável por ler o ponto riscado da entidade e saber se corresponde realmente ao que ela está propondo ser. Existem três Ogans normalmente em cada casa, porém o Ogan que têm todas essas atribuições chama-se Alabê (O Ogan de sala) que geralmente é o mais antigo, e é Ogan do santo da mãe ou do pai no santo da casa.
Como é feita a escolha de um Ogan:
Dentro da Umbanda, a escolha do Ogan pode ser feita pelo Dirigente (Pai ou Mãe de santo) ou ainda por um determinado Orixá de Umbanda. A partir deste momento ele passa por um período de aprendizado e logo após este período é Coroado. Entretanto caso o mesmo seja Ogan de atabaque, somente poderá prosseguir para coroação, uma vez que autorizado pelo Ogan mais antigo, que fará provas com o novato a fim de saber se o mesmo aprendeu os ensinamentos. Um bom Ogan consegue perceber quando determinada entidade está por vir, sé é realmente um espírito doutrinado ou não. Normalmente em um terreiro de Umbanda que haja doutrina e hierarquia, o Ogan pode até mesmo solicitar que determinada entidade vá embora por não se comportar dentro da doutrina ritualística. O que um Ogan fala, a mãe ou pai no santo assina em baixo, é a pessoa de mais alta confiança, se por ventura o Ogan tomar uma decisão ou dar uma ordem que o dirigente não goste, o mesmo chama o Ogan no quarto de santo, e junto com o pai e ou a mãe pequena os três conversam separadamente sem que os médiuns tomem conhecimento. Isto porque dentro da doutrina Umbandista, os mais graduados não se chamam a atenção na frente dos mais novos é uma questão de hierarquia e respeito.
Os atabaques de Umbanda na realidade são Barricas, que são repercutidas com as mãos, assim como no Candomblé os atabaques comem “Oferendas”, se oferece oferenda pelo fato de trata-se de um espírito também, por este motivo na Umbanda, todos batem cabeça para os atabaques, inclusive as entidades. Hoje em dia ainda existem casas em que os filhos tomam à benção ao Ogan mais velho em respeito ao seu Orixá (Coroado - Ifarí) e pelo fato de ser o segundo chefe da casa, faz parte da doutrina. Assim como devem tomar à benção a Babakekerê ou Iyákekere (Pai pequeno ou mãe pequena) e esses trocam à benção com o Ogan.
Quando os Orixás de Umbanda se apresentam, o Ogan mais antigo levanta-se e toca o ADJÁ (Instrumento que faz parte dos que emitem os sons vibratórios para os Orixás) cantando e acompanhando o santo, enquanto os demais tocam os atabaques. Dentro da Umbanda, somente o (a) Dirigente, a Mãe ou Pai pequeno e Pai Ogan, devem tocar o ADJÁ, por serem os mais graduados e porque o ADJÁ deve ser tocado por pessoas e nunca por outros espíritos. O ADJÁ emite um som que é tido como sagrado assim como os atabaques, e assim como os atabaques não são tocados por qualquer um. Para o Orixá este conjunto de sons somado ao ponto cantado emana uma vibração adequada para o transe e faz parte do ritual. Se na Umbanda com exceção dos Orixás de Umbanda, as demais entidades estão em permanente evolução, os mesmos não podem tocar o instrumento para o Orixá. Esta doutrina inclusive de tocar o ADJÁ é bem semelhante no Candomblé, sendo que na Nação apenas algumas outras pessoas podem tocar, e sempre quando é passado de um para o outro, quem está passando (Independente de cargo) deve se curvar, o que recebe após pegar instrumento se curva também.
Dentro da Umbanda existem apenas estes três Ogans, todavia na tradição Yoruba, existem diversos outros Ogan’s, exemplo: de folhas Babalosayin, de matança Asogun etc. Como na Umbanda não há sacrifício de animais, quando é necessário se chama alguém Iniciado e com o que chama de “Mão de faca”, para Imolar o animal.
Gostaria de saber sobre a educação de um ogan dentro do terreiro para com os médiuns. Poderia falar sobre por favor. Temos alguns ogans que tratam de uma maneira desrespeitosa as pessoas e a próprios médiuns. Se dér para me responder a questão da educação que eles tem que ter agrdeço.
ResponderExcluirUm Ogã verdadeiro,tem que ter além de amor muito respeito,pela casa de santo e por toda a corrente mediunica.Se um Ogã falta com o devido respeito a quem quer que seja,isso deve ser comunicado ao dirigente da casa,e o mesmo,por sua vez tem a obrigação de dialogar com o referido Ogã para orienta-lo sobre como se deve agir não só com os irmão de santo mas por fim com toda a comunidade,pois OGÃ verdadeiro em sua fé ama e respeita a todos sem distinção. Abraços espero ter ajudado
ExcluirBoa concordo com vc amigo pois sou um ogan respeito os médiuns dentro do candomblé tem q ter um respeito pelos mais velhos não é só pq é um ogan q vai tratar seus mais velhos mal discordo de alguns terreiros q o ogan faz e acontece .esse é meu ponto de vista.obrigado
ExcluirBoa Noite meus amigos.... Nossa umbanda é uma colcha de retalhos ( no bom sentindo da palavra) onde cada estado e região faz sua umbanda. Está certo? ou esta errado?....
ExcluirO certo mesmo é.... Todos respeitar sua raiz e seus Zeladores, pois eles é quem tem a obrigação de passar adiante o que lhe foi passado. No atabaque tem sim seus segredos, e as doutrinas se conflitão, mais o importante é cada um respeitar seus seguimento sua fé e sua doutrina ! Praticamos com amor e fé, com Amor e respeito, com amor.... e o amor vai fazer respeitar as opiniões e diferentes doutrinas
Oi gostaria muito de saber tocar atabaques quando vo num centro fico ouvindo as batidas comeco.fica arrebiado da uma vontade de tocar mas nao sei poq favor gostaria de saber se tem escolas que ensina toca atabaques
ResponderExcluirCarlos Vinicius, a educação depende da criação que cada um teve e do verdadeiro conhecimento espiritual, que se refere ao respeito e amor aos irmãos. Infelizmente, como em qualquer lugar, existem pessoas que, quando recebem um importante cargo, acreditam que podem tratar mal, ou com indiferença aos subordinados. O verdadeiro Ogan, deve ter humildade e sabedoria para manter a ordem e o respeito, sem ferir, ou desrespeitar ninguém.
ResponderExcluirOlá Júlio Cesar isso mesmo e que bom que assim podemos fazer um bom debate ....e ampliar nossos conhecimentos......
ExcluirOlá eu me chamo Pai Ogã hebert de Oxósse, dentro do ritual do candomblé, somos a hierarquia maior, ou seja dentro de um barração de candomblé não é nada sem os ogãs , eles que trazem e levam os santos com sua cantigas e toques, tem um detalhe que poucos sabem, ogã não recebe santo ou incorpora, que chamamos de rodante, e também não existe ogã mulher , porque é um cargo exclusivo para homens, e outros fatores, que só os ogãs podem saber, falo na parte do ritual. há também um fundamento que os ogãs, trazem com eles que é tocar com aguidavi, aquelas varinhas feitas de bambu, dentro do ritual, mulheres não podem tocar nos instrumentos, sagrados para nós os ogãs, Como já disse Somos chamados de pai ogã, porque em outras vida já fomos pai de santo, então dentro da hierarquia nós ogãs somos os pais do mundo axé e espero ter ajudado a tirar um pouco da dúvida "colofé olorum" a todos traduzindo que oxalá os abençoe...
ResponderExcluirIrmão hebert manda seu zap se tiver obrigado
ExcluirIrmão hebert manda seu zap se tiver obrigado
Excluirsou tabaqueira dentro de um terreiro canto e toco muito bem inclusive com varinhas e faço minhas fuções,respeito o santo e repeito a casa .e gostaria de saber porque o candomblé não aceita mulher no atabaque.
Excluiré preconceito ou o quê.
Boa tarde! Ogã não incorpora?
ExcluirFrenquento a Quimbanda, na qual o Ogã tem todos esses quisitos de respeito, seriedade, observação, amor, etc... Porém na última vez que eu fui ele incorporou seu 7 ruas. Fui chamada pela entidade e iniciamos um trabalho, que até o momento tem me trazido mt paz e confiança no exu do Pai Ogã. Agora, lendo esse artigo e as respostas. Gostaria de tentar entender melhor! Se alguém puder me explicar! Axé!
Ogã hierarquia maior?
ExcluirAquidavi de bambu?
Acho que vou ter que voltar atrás dos meus 26 anos de confirmado.
Kkkkkkkk
Eduardo anos de religiao faz com que temos que ter respeitos por outras doutrinas. Até para podermos ser respeitados. Eu com 41 anos tenho visto muitas coisas, seja na umbanda ou em uma denominação de candomblé. Respeitar outras doutrinas sempre e seguir a que achamos com nossos fundamentos. Só assim teremos a União
ExcluirTambém acho correto sua resposta .
ExcluirJá vi Ogã mulher em duas casas.....😊 Penso q essa questão de "não pode" aí, necessita ser revista!
ExcluirOlá Érica, tem fundamentos e explicações que se conflitão com alguns rituais atuais. Com certeza o fato de uma "MULHER" não ser Ogã. Na verdade há sim explicações sobre o assunto. Mais não com algum pré conceito, e sim algumas voltadas as "REGRAS" das mulheres. Um exemplo que posso lhe passar. Há muito anos as mulheres com seus dias de regras(menstruação) não podiam fazer parte da corrente, ajustamento por estarem alguns eguns serem atraídos. Mais são doutrinas de raízes antigas que hoje quase não se aplicam nos terreiros de hoje. Que por sinal muitos não seguem as raízes, talvez por não possuírem. Mais saiba que as mulheres podem sim e devem tocar tambor, mais fazer suas obrigações para Ogã, ai vai sempre depender da Doutrina que rege a Casa que ela está.
ExcluirOlá, Boa tarde!
ResponderExcluirO texto esta bem explicativo, gostaria de saber se há alguma obrigação a ser realizada pelo ogã de Umbanda, e se há algum periodo para ser realizada?
fui em uma casa onde os cargos eram diferentes dos que estão descritos a primeira coroação era chamado de ogã lambé a segunda de ogã de lei e o mais velho ogã zambé alguém conhece isso e pode me descrever se realmente existe e fora o alagbé quais são os outros dois cargos na umbanda e qual a função dos outros dois
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirGostaria de saber se na umbanda são aceitas mulheres tocando atabaques..
Conheço um pouco sobre a religião e como meu marido é ogã de uma casa de santo, aprendi com ele todos os toques (modéstia à parte, toco muito bem e conheço muitas cantigas) e nunca vi mulheres comandando uma gira nos atabaques..
Sou ogã de umbanda e sou mulher, acho q mulher pode sim ser ogã, basta ter o respeito, a fé, saber as cantigas e saber tocar.
ExcluirTem muita mulher que sabe mais doq muito homem por aí ....
ExcluirAlguma vez alguém viu Ekedi homem?
ExcluirEntão...
Sim , vai do fundamento. Na minha opinião existe um leque n umbanda, dependendo a região, do histórico do zelador , da missão do terreiro e tudo mais .
ExcluirNa umbanda no qual frequento , tem um corpo de 6 ogans sendo 5 homens e 1 mulher . Chamada a cereja do bolo . Rsrsrs. Vejo muito amor e dedicação . Não é a toa que isso acontece . Mistério da espiritualidade.
Olá boa noite meu fraterno axé a todos os Ogans e hoje e sempre sua bênção respondendo aqui sobre mulheres tocarem atabaques nao, não tocam porém pode sim ser curimbeiras já que temos muitos Ogans que não cantão só toca daí vem as curimbeiras ela comandan a festa é cá para nós cada casa tem sua colher de pau e mexem sua as comidas sem mais um abraço a todos oxalá nos abençoe hoje e sempre.
ExcluirBom dia! Gostaria de saber se em uma gira o médium tem obrigação de cantar ou apenas ajuda cantando e batendo palmas, se essa é uma função do ogan ou é uma obrigação do médium rodante?
ResponderExcluirUm ogã pode ser pai de algum médium? Ex: entra um casal no terreiro e a mãe de santo faz a cabeça da mulher e o marido pode ser feito pelo ogã?
ResponderExcluirUm ogã pode ser pai de algum médium? Ex: entra um casal no terreiro e a mãe de santo faz a cabeça da mulher e o marido pode ser feito pelo ogã?
ResponderExcluirAmanda, boa noite ...Bom ele pode tocar sim e ser feito com certeza pela mesma mãe, mais nas obrigações da esposa não é bom com que ele participe ou toque, pois neste momento, a da feitura, temos que estar totalmente voltado ao orixá, e com certeza o marido e a esposa estaram de certa forma ligados em seus particulares, te darei um exemplo: Médico nunca cuida ou trata de filhos ou esposa ou esposo, pos o lado emocional vai enfluenciar no seu diaguinostico, assim um Ogãn tocando na feitura de sua esposa pode sim enfluenciado em certas atitudes que ele tera que tomar no momento ! obrigado
ExcluirGostaria de saber como posso aprender a respeito da religião do candomblé. Estou interessada. Eu moro na cidade do Rio de Janeiro .
ResponderExcluirBom dia, meu nome é Marcelo e sou um mero iniciante na Umbanda e tenho estudado e procurando conhecer um pouco mais sobre as leis da Umbanda, dizer apenas que mulher não pode ser Ogan, acredito que é muito vago, uma das nossas irmãs de religião diz aí acima que basta saber tocar e cantar, nada está mais longe da realidade que tenho tido contato, dentro do pouco que aprendi até o momento, mulheres não podem ser Ogans pela sua sensibilidade emocional, e fragilidade, isso poderia afetar de alguma forma os trabalhos espirituais, que por vezes são agressões ao emocional, a energia do homem e da mulher se diferem, e é dentro desta diferença de energia que se baseia o fato de mulher não ser um Ogan, estas informações foram adquiridas em estudos de literatura a respeito, não são idéias e nem criações da minha pessoa, agradeço a todos por estarmos unidos num mesmo propósito de evoluir, abraços.
ResponderExcluirMarcelo< vc não acredita que essa questão não seja de um determinismo criado pela sociedade? Um gênero sendo masculino ou feminino, não vai definir se a pessoa vai ser sensível ou frágil,pois são características pessoais que independem de gênero. Com todo respeito, se a fragilidade emocional atrapalha o toque, quiça dar passividade as entidades. Para dar passividade aos guias é preciso equilíbrio também, assim como para cumprir qualquer outra função na religião. Vejo um preconceito estrutural, pois só de se designar a mulher como ser "desequilibrado emocionalmente"... não confiaria nesse tipo de literatura.
ExcluirBoa tarde, meu no me é Ricardo e gostaria de saber se Ogan só pode ser aquele que não incorpora, ou pode ser médium de incorporação também?
ResponderExcluirOlá Ricardo, o Ogã é uma peça fundamental para condução dos trabalhos, seria muito ruim para o Zelador não poder contar com o Ogã, porque justamente nesta hora ele está incorporado. Por isso se houver incorporação de um Ogã seria em uns trabalhos exclusivo para isso. Mais como sempre falo sempre vai depender da Doutrina de cada Casa.
ExcluirBoa tarde sou Jorge
ResponderExcluirFui de nomeado ogan otun-alabê
Dentro de uma casa
Ando pesquisando sobre a função
Se alguém pode ajuda e me esclarecer
Agradeço des de já
N consigo ler !
ResponderExcluirVocê saber qual ea real função do agan otun-alabê ?
ExcluirVocê saber qual ea real função do agan otun-alabê ?
ExcluirBoa Noite.
ResponderExcluirEu Gostaria de copiar este texto pois teremos a deitada do nosso Ogam e seria assim uma boa leitura para o tempo em que ele estiver recolhido.
Bom dia.
ResponderExcluirExiste essa diferença no candomblé e umbanda.No candomblé por tradição somente homens tocam.Na umbanda é indiferente o sexo.Fui convidado a fazer parte da corrente ontem e receber treinamento como ogâ.Não sei quase nada ainda só sei que estou muito feliz.Axé irmãos.
Bom dia.
ResponderExcluirExiste essa diferença no candomblé e umbanda.No candomblé por tradição somente homens tocam.Na umbanda é indiferente o sexo.Fui convidado a fazer parte da corrente ontem e receber treinamento como ogâ.Não sei quase nada ainda só sei que estou muito feliz.Axé irmãos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDiscordo somente de uma observação, o Ogan mais antigo da casa é o Calofé que é o único. Existem vários ogans Alabê em uma casa de santo. É por aí vai, o Pejigan responsável pelo peji, o axogum (mão de faca) etc.
ResponderExcluirNão existe ogan na umbanda, e sim tabaqueiro. Não se intitule Ogan se vc e umbandista, pois se não foi suspenso passou por tds uma preparação e foi confirmado . se vc não passou por isso vc n e ogan.obs não existe mulher ogan . ogan e um cargo exclusivo portanto como a tradição diz se confirma o ogan . Não se faz . ogan ele e ja e feito . portanto so se confirma oq ele ja e. hoje em dia as pessoas querem inverter , querem influenciar e ligar q religião ao machismo e feminismo ridículo de hoje . Não deve existir influência social na religião . obs mulher não pode se ogan, não por machismo mas ppor questões q so um ogan pode fazer um ogan q ja passou pelo seu processo de confirmação . cada um tem seu quadrado ogan e homem . ekedy e mulher . Abian ambos os sexos . cada oye(cargo) tem seu fundamento. Outra obs tocar atabaque não e questão fe saber . e sim de essência. Respeite o atabaque pois e um instrumento sagrado e um orixa . Atabaque e um espírito de oxalá . nn se entrega nas mãos de qlq um .atabaque come . aguidavir e fundamento .pertence a oxaguian int . vamos ter bom senso . se vc e mulher nao pode ser ogan e se vc e homem .nao pode ser ekedy. respeito a cultura .axé pegigan de ogum.
ResponderExcluirOla gostaria de saber se sendo filho da casa para deitar pro Santo tenho q pagar o ogan da casa tendo ja pagado a mae de santo,isso é correto? Me ajudem por favor,obrigado
ResponderExcluirPois minha esposa e de um terreiro onde tudo esta sendo cobrado a mae de santo o ogan e ela e da casa a anos,achei estranho q minha mae tambem é e disse q o dela nao cobra,estou perguntando pq achei estranho so isso,e como nao entendo gostaria de saber.
ResponderExcluirDetalhe ele tem 16 anos de idade e e o ogam chefe nao sei se é assim que se fala até peço desculpas se nao for ok so achei estranho
ResponderExcluirDetalhe ele tem 16 anos de idade e e o ogam chefe nao sei se é assim que se fala até peço desculpas se nao for ok so achei estranho
ResponderExcluirPois minha esposa e de um terreiro onde tudo esta sendo cobrado a mae de santo o ogan e ela e da casa a anos,achei estranho q minha mae tambem é e disse q o dela nao cobra,estou perguntando pq achei estranho so isso,e como nao entendo gostaria de saber.
ResponderExcluirOla gostaria de saber se sendo filho da casa para deitar pro Santo tenho q pagar o ogan da casa tendo ja pagado a mae de santo,isso é correto? Me ajudem por favor,obrigado
ResponderExcluirROGERIO DURVAL, em anos procurando estudar a arte do candomblé da umbanda, nunca vi uma ialorixá cobrar alguém para "fazer, deitar o santo" como queira. Muito menos um ogãn de qualquer qualidade ser pago pra poder tocar, cortar, cantar etc. reveja o conceito dessa casa pois, no mundo em que vivemos o capitalismo só adentra onde não existe o amor por aquilo que se faz. Já vi sim o yao comprar determinados intrumentos para ser recolhido ao runcó e etc e outros fundamentos que você vai aprender em um bom ilÊ. Cara estuda mais, e procure pessoas sérias em seus trabalhos. kolofé olorum.
ResponderExcluirQueria saber por que tem ogans que reclaman que urinam sangue ... Por que isso acontece e se isso é prejudicial a saúde ... Obrigado
ResponderExcluirNa verdade não Urinamos sangue. E sim devido ao grande desgaste fisico quantos estamos tocando, nossa Glicemia fica muito baixa devido a grande quantidade de liquido que perdemos em forma de suor, e este desgaste causa o escurecimento da Urina ficando em um tom intenso avermelhado. por isso quando se toca é orientado que se tome refrigerante para repor o nivel de acuçar que perdemos, bem como fazer o consumo de doces e frutas.
ResponderExcluirGostaria de saber o que é um perdigã?
ResponderExcluirGostaria de saber o que é um perdigã?
ResponderExcluirboa tarde meu nome é alexandre sou suspenso na casa de mae neide de matabamba (praia grande ) e confirmado na casa de d lais de oxum z norte de sao paulo casa angola e umbanda respectivamente,posso afirmar com certeza que existe ogan na umbanda sim pois o nome" ogan "significa literalmente "homem que nao incorpora" sendo assim nao importa o culto ao qual pertence se é homem e nao imcorpora ja é oga ,fato dado de o pq nao exista mulher ogã mulher que nao imcorpora é chamada de ekedi,agora quanto a fundamentos no candomble as funcoes de ogas e ekedis sao diferenciadas sendo algumas so executadas por homens outras so por mulheres, ja na umbanda mulheres podem tocar o atabaque pelo fato de o coro nao comer e sim serem cruzados ,mas nao é por isso que ela se torna ogan,devemos aprender e orientar certo os iniciantes ,procurar conhecer os fundamentos de sua reliao em vez de sairmos criticando rituais que nao conhecemos,saravá!!!
ResponderExcluirTudo o que li neste artigo me deixou mais esclarecida sobre Ogã e ADJÁ. Obrigada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOLÁ, GOSTEI DO COMENTÁRIO SOBRE OGÃ. FELIZMENTE NA CIDADE ONDE MORO NÃO TEM CANDOMBLE.GOSTARIA MUITO DE FREQUENTAR A UMBANDA OU CANDOMBLE EM SÃO PAULO.MEU NOME É MARCO MELO UM OGÃ DE OGUM!
ResponderExcluirAmigos tem alguma comprovação de que a nossa urina vermelha ao tocar não seje sangue?? Toda vez que toco urino sangue será que isso vai me prejudicar?
ResponderExcluirIrmão Caio, saravá.
ResponderExcluirTambém ja me perguntei isso e também a um médico, o mesmo informou-me que na verdade não é sangue, e sim o desgaste e esforço excessivo de energia física feito por nos no momento de tocar por horas seguidas.
e que ao realizarmos este tipo de atividade devemos beber bastante água e estar repondo o açucar que liberamos do nosso corpo através do suor.
A orientação deste para evitar que a urina fique em tom forte(cor de sangue),é: beber muita água no período que estiver tocando, comer banana,bombons(não recomenda muito chocolate por conta da cor), uma colher de mel a cada meia hora, sendo este uma forma direta de repor o açúcar em nosso organismo.
segui estas orientações e vi realmente que melhora a cor da urina.
Nossa amigo obrigada eu segui o lance da água e do refrigerante nossa não saiu nem um pouco marrom desta vez graças a Deus..
ExcluirNa verdade é de se desconfiar de primeira achei que estava com hemorragia fiquei apavorado pensei até mesmo em parar de tocar... aí fui pesquisar e vi esse blog...obrigada.... Deus abençoe...
ogã incorpora sim e ogã quem escolhe é os orixas e ja de berço tudo acontece naturalmente se vc quer ser ogã mas não tem o dom nunca vai conseguir tocar o atabaque corretamente.do mesmo jeito que se vc quer ser medio mas não tem orixas que querem trabalhar com vc não vai conseguir tudo é natuaral nada forçado.
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de saber se é normal quando um ogan vai tocar em outro terreiro ele receber dinheiro por isso.
ResponderExcluirOlá a todos....
ResponderExcluirEstou muito feliz com TODOS os comentários, perguntas e afirmações. Quem está correto?
Vamos por partes.
Sobre mulher sendo Ogãn....
dentro da doutrina de "UMBANDA" o fato do ciclo menstrual impossibilita 'a' Ogãn de participar tando de trabalhos de desenvolvimento quando de cortes ou confirmações ou tudo que envolver 'CORTE'
Com o tempo certos preceitos foram sendo deixado de ser praticados. hora por falta de doutrina, hora por não concordar com os preceitos repassados pelos ZELADORES. vou dar um exemplo. O filho é iniciado, desenvolvido em um terreio ou barracão que sempre fez 'CORTES'. Depois que o citado filho terminar sua obrigações de feitura na casa ou barracão, ai ele fala que na casa dele não tem cortes. Uma analogia porque alguns aceitam o fato de mulheres não poderem ser recolhidas como Ogãs ou batuqueiros.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOie eu amo tocar Mais não só ogan pq preciso das obrigações e tal
ResponderExcluirÉ eu estou pesquisando pra conhecer mais e aprender..
Munta gente me falou que como sou mulher não posso tocar pq os atabaques tem vibrações de homen isso e verdade!? E tambem me falam que se eu realmente me tornar ogan
Vou mudar de sugestão sexual isso e verdade!!?
Boa noite sou Letícia faz 2anos q estou no centro q frequento e assim que entrei fui escolhido pelo guia chefe do terreiro pra ser a ogan do terreiro, lá já tinha um ogan mas não feito pelo pai de santo da casa não era ogan feito pelo orixá da casa, com minha dedicação em a querer aprender a tocar pra orixás e guias da casa minha evolução foi muito rápido em menos de 6meses já estava tocando no centro e pulchando pontos esse é o dom que cada tabaqueiro tem uma missão esse dom e dado pelo pai maior Oxalá olorum. Antes de ser tabaqueira tive meu desenvolvimento mediúnico e em algum momento algum guia meu precisar vir ele virar pra me limpar ou até mesmo pra orientar ele virar nos trabalhos...
ResponderExcluirA umbanda é feito de amor e caridade de saber respeitar o próximo, então meus irmãos se vc tem o dom de tocar e quer aprender a sua evolução chegará vá em busca dos seus sonhos...
Axé
Oi Boa tarde
ResponderExcluirGostaria de saber se um ogan pode ser pai de santo também! .
Oi Boa tarde
ResponderExcluirGostaria de saber se um ogan pode ser pai de santo também! .
Há 45 anos bato atabaques, entoo pontos de Umbanda mas nunca tive nenhuma preparação em minha coroa ! posso ser intitulado Ogã ?
ResponderExcluirNo dia em que Deita pela casa é que você sabe disso, o Guia Chefe da casa assim que da o seu santo já fala se for Rodante ou nao, caso não tenha sido dito, você procura o Guia chefe e pergunte a ele(a), afinal eles também estão ali para tirar nossas duvidas !!
ExcluirGente até onde Sei no Candomblé a Mulher não Pode Tocar atabaque, por que ela Menstrua e sendo assim esta "Vulnerável" não é questão de preconceito não, agora na umbanda como é mais branda, pode sim, afinal não raspa nem catula pra Santo, sou de um terreiro de umbanda neto de Mãe de Santo de Candomblé de Mais de 50 Anos, e a umbanda é o candomblé são DIFERENTES, espero ter ajudado.
ResponderExcluirE para quem não sabe, se for dito a você no dia da Deitada para a umbanda, que você é tabaqueiro/Ogan, então você não incorpora, caso você seja um médium que incorpora então sera Rodante, na Umbanda Tabaqueiro não é pai de santo, ele é tabaqueiro, agora se ele for um rodante e der sempre passagem para seus guias trabalhar com o tempo será coroado a pai de santo !! Qualquer duvida a mais pode me chamar no whats 13981014455
ResponderExcluirQuanto ao dinheiro pago ao Ogan quando vai a outro terreiro, nada mais justo, pois ali esta uma das firmezas da casa, o dinheiro dado pode ser usado, para a compra de itens para uma limpeza, uma vela etc.. Agora em algumas vezes, como Cosme e Damião, Olubaje e alguns outros o Ogan não Pode Cobrar, no Olubaje/Saudação a Omolu, o que é recebido de doação das pessoas é dado aos ogans, mas não é um valor fixo, e nem mesmo o ogan pode estipular nada, somente aceitar o que lhes foi doado,para lhes agradecer e ajudar por um belíssimo trabalho e suas firmezas!
ResponderExcluirFis corte pra omulu sábado
ExcluirSó ogan comesei pouco tempo não fãs 1 mês q tô na umbanda tô amando mas respeito minha mãe todos da casa onte toquei primeira vês atabaque nunca tinha toquei mas venho vendo pelo yhotub tô gostando filho Oxossi
ResponderExcluirEstou muito preocupada e preciso de orientação! Estou começando a iniciação na umbanda , e o Ogan da casa me pediu u. Beijo , e o pior ele é casado , eu não tenho conhecimento e estou muito preocupada, por favor me ajudem
ResponderExcluirEstou muito preocupada e preciso de orientação! Estou começando a iniciação na umbanda , e o Ogan da casa me pediu u. Beijo , e o pior ele é casado , eu não tenho conhecimento e estou muito preocupada, por favor me ajudem
ResponderExcluirBoa Tarde
ResponderExcluirMe chamo Gabriel Amorim
Sou o Ogã mais velho da casa
e muito respeitado nas casas de santo da cidade mais muitas das vezes na minha própria casa de santo algumas pessoas faltam com o respeito acho que falta conhecimento dessas pessoas mais novas no meu ponto de vista as pessoas pensam que é só batucar pensam que estamos ali de brincadeira quando na verdade não estamos.
Gostei muito da leitura que fiz acima!!! Axé
Bom dia. Estou frequentando uma casa de umbanda tem uns dois meses. Sempre soube ser médium, pois frequentei Kardec seis anos, , mas não podia estudar p ser medium por causa da escala de emprego, q não batia c os estudos mediunicos. Passei por muitos problemas de saúde, psiquiátricos inclusive. Fui encontrar nessa casa de umbanda a paz .Essa casa me salvou, , graçasa Deus. Estou aprendendo a ter fé, enfim, , só coisa boa. Tenho um filho de 13 anos, muito espoleta, faz tratamento c psicológico p poder ficar mais calmo, mas não toma remédios. ontem, ao leva-lo na gira de cosme e Damião, o pai de santo disse q meu filho é de Xango, e o dom dele é ser ogã....estou apavorada, meu filho so tem13 anos! O pai dele é separado de mim, odeia espiritismo (apesqr de não conhecer e ser ateu). O avo paterno é evangélico. Desde de pequeno ele levava meu filho p igreja, mas o menino não curtia. Botei o menino na igreja católica, ja q nunca batizei ele e lugar nenhum pq o pai não deixava. O menino não quer se batizar na igreja católica e não quer mais ir na catequese
ResponderExcluirO q eu faço? estou c medo da represália do pai dele e da família do pai.minha ex sogra não tá falando comigo direito desde q assumir ir na umbanda. se eu falar q o menino vai ser ogã eles vão maltratar o menino. e ele fica mais c eles do q comigo, pq eu sempre trabalhei muito e ficava fora, ou seja, meu filho foi criado mais por eles do q por mim. Mas se o destino do meu filho for ser ogã, ninguém pode impedir. alguem me ajude, por favor
Bom dia!!! Primeiramente kolofé a todos!!! Lendo o texto vi uma certa "nagotização" dentro do que foi falado de Ogã na umbanda e diverge em alguma coisa do pouco que aprendi. Mas a questão não é essa, mas sim a origem da palavra Ogã que é Fongbè e não Bantu como foi citado.Tem realmente um cunho hierarquico de alto nível como a tradução da palavra traz (Senhor, chefe).
ResponderExcluirMeu filho sempre tocar.. depois do toque ele urina muito sangue .. vcs sabem oq poder ser???
ResponderExcluirTem que confirmar se ele eh ogan msm meu amigo ..
ExcluirOlá meus amigos ... Soh novo na religião e gostaria de saber mais sobre os organs pois me interessei muito em aprender e levar a religião a sério. Se alguém que mora no Rio de janeiro puder me ajudar meu número eh 981978481
ResponderExcluirGostaria de saber s um ogã tem que pagar a mensalidade num terreiro se não a entidades podem cobrar dele ?
ResponderExcluirAlguem conhece algum ogã que toque para tranca rua ...pago até 150 995891228
ResponderExcluirincrivel as discordancias entres várias pessoas da umbanda e do candomblé, primeiro mulher não pode tocar atabaque tanto na umbanda nem no candomblé , o significado ogam serve para os dois generos,cultivar o respeito, cantar as cantigas certas, tanto no candomblé tanto na umbanda, enfim ter responsabilidades, estamos perdendo a essencia dos nossos antepassados, misturando opiniões e fazendo o que pensamos se o certo,portanto mulher é ekedy ou zeladora, ou rodante, ou cambona e de preferencia que cante bastante dentro da roda do santo.
ResponderExcluirEssa questão é complexa, as pessoas misturam os fundamentos de Umbanda e Candomblé que são religiões diferentes. No Candomblé, a mulher não pode ser Ogan, mas na Umbanda não existe nenhum fundamento que proíba a mulher de tocar atabaque. É importante estudar as vertentes na Umbanda, que são várias, antes de creditar uma verdade como absoluta. Com respeito a todos, há várias casas que misturam os rituais de ambas religiões, nada contra, mas isso acaba confundindo as pessoas na hora de estudar os fundamentos referentes a cada uma.
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